Benfica 2-0 FC Porto: para ti Eusébio
O SL Benfica venceu o FC Porto por 2-0 no jogo que fecha a 1ª volta da Liga Zon Sagres 2013/14. Uma vitória clara e muito saborosa para uma equipa encarnada que já não vencia o seu eterno rival para o campeonato há 4 anos. 3 pontos que também isolam os lisboetas no 1º lugar da tabela nacional.
Uma grande homenagem que a equipa fez a Eusébio mostrando que a raça, querer e ambição que a Pantera Negra mostrou ao serviço das águias está viva e é imortal! Que grande festa companheiros benfiquistas!
Mau trabalho do árbitro Soares Dias com um penalty não assinalado para cada lado (Mangala e Garay), expulsão perdoada a Mangala por 2 vezes e um lance em que não dá a lei da vantagem quando Jackson se isolava na cara de Oblak. Expulsa mal Danilo, não há simulação nenhuma, e deixa passar um fora de jogo escandaloso que Jackson quase aproveitou.
Em todas as conversas típicas de antes do jogo a equipa lançada por Jorge Jesus foi tal e qual a que pedi: Oblak, Siqueira, Garay, Luisão, Maxi, Matic, Enzo, Gaitán, Markovic, Lima e Rodrigo. 4-4-2 sem medos, para cima deles, e para aproveitar o balanço anímico desta semana. E foi isso mesmo que aconteceu aos 12' quando Markovic aproveitou um erro e a lentidão de Lucho para caminhar com garra para a baliza e isolar o pé esquerdo de Rodrigo, este enviou uma bomba para o fundo das redes e para Super Dragão ver - um belo golo, com inspiração de Eusébio!
O golo cedo deixou o Benfica em alguma expectativa e a tentar acalmar a disputa mas o FC Porto nunca conseguiu pegar no jogo e criar perigo a Oblak. Muito mal Carlos Eduardo, sem qualquer influência e a dupla de centrais que pareceu um 3º avançado das águias - o pior FC Porto dos últimos anos.
2ª parte muito forte dos encarnados com o meio campo a subir muito a produção e com mais garra nas bolas divididas. Garay fechou o marcador num belo cabeceamento no seguimento de um canto de Enzo (52'). E até ao fim jogadas de perigo só para os de casa com Rodrigo a falhar uma oportunidade isolado e Matic a cabecear mesmo por cima do alvo.
Parabéns a Jorge Jesus, uma vitória importante na sua carreira, e que teve muito do seu dedo e trabalho. Consegue também ultrapassar a sua única besta negra desde que chegou à Luz e vencer o dragão passado tanto tempo. já para não falar que não podia contar com os dois melhores jogadores do ataque: Cardozo e Salvio.
Homem do jogo: Garay, quando um central não faz erros, não faz faltas e ainda marca um golo é um caso sério. Enzo subiu muito na 2ª parte e Markovic voltou a ser o craque do início da temporada. Muito bem Oblak que agarrou o lugar com as duas mãos e continua sem sofrer golos com a camisola vermelha.
P.s - que maravilha ver 11 camisolas com o nome de Eusébio nas costas do manto sagrado! Paulo Fonseca também deve estar a pensar que mal fez a Deus para ter 11 panteras negras pela frente.
5 comentários:
Expulsão do jackson por agressão ao Maxi.
12 de janeiro de 2014 às 20:31Amarelos mais cedo para o meio campo do porto.
sim sem dúvida essa dos amarelos ao meio campo do FCP
12 de janeiro de 2014 às 20:49Lance isolado a Jackson...
12 de janeiro de 2014 às 20:57Penalidades claras sobre Danilo e Quaresma...
Como já vem sendo hábito não há derby nem clássico em que infelizmente não haja casos, se eu não fosse boa pessoa até diria que os senhores do apito fazem de propósito.
13 de janeiro de 2014 às 11:16Vi o rescaldo do jogo na SIC Notícias com o Jorge Baptista, o Ribeiro Cristóvão, o David Borges e mais um outro senhor cujo nome não retive e tirando o Ribeiro Cristovão que jurou a pés juntos que o lance do Danilo foi falta para grande penalidade, o resto dos comentadores foi unânime em dizer que foi apenas carga de ombro e das inúmeras repetições do lance que vi também fiquei com essa ideia de que foi foi carga de ombro notando-se claramente o movimento lateral e não carga por trás. Depois Danilo em vez de cair para o lado (talvez ganhasse alguma coisa com isso) deixa-se cair para a frente. Ora se o árbitro considerou, no momento, carga de ombro era natural que o jogador caisse para o lado. O facto de ter caído para a frente contraria as leis da física e dá a impressão de que está a ludibriar o árbitro pelo que o cartão amarelo é discutível mas aceita-se.
Em relação ao lance do Garay sobre o Quaresma aí é que já fiquei com mais dúvidas porque há claramente uma mão nas costas do Quaresma e deveria ter sido assinalada grande penalidade.
Apesar de tudo o lance mais escandaloso é mesmo a mão do Mangala na grande área. Se o árbitro marcou canto é porque viu claramente que a bola bateu no jogador ou, neste caso, foi o jogador que bateu na bola, mas...porque raio não marcou o respectivo penalty?
No caso do lance do Jackson e da não aplicação da lei da vantagem desconheço se as leis da FIFA dizem que o árbitro TEM OBRIGATORIAMENTE de dar a lei da vantagem ou se pode optar por marcar logo falta independentemente de quem ficar com a bola no seguimento dessa mesma falta.
Se alguém puder esclarecer esta última questão.
Epa, o Jasus pode n ter um bom historial com a tripeirada mas ja lhes ganhou antes. P o campeonato, c um golito do Saviola, na taça da liga umas qtas vezes, e mm p a taça foi ganhar ao antro (dps em casa perdemos mas isso é outra historia).
13 de janeiro de 2014 às 12:14Enviar um comentário
Partilha a tua opinião!